Comunicado - Boleto Falso. Fique atento!

Publicado em 18/Maio/2021

Comunicado - Boleto Falso. Fique atento!

Prezado cliente, 

Com a pandemia acabamos recorrendo mais ao mundo digital, mas devemos aumentar a nossa atenção porque estão aumentando as fraudes nesse meio. FIQUE ATENTO! Sempre confira os dados do seu boleto do plano antes de efetuar o pagamento.

Confira algumas dicas: 


- Confira os dados do beneficiário do boleto: Todos os boletos precisam ser registrados antes de serem emitidos. Para isso, os bancos inserem as informações relativas ao documento, tais como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

No momento do pagamento, independentemente do canal utilizado (caixa eletrônico, mobile banking, internet banking, etc), serão mostrados os dados do beneficiário (a empresa ou pessoa que receberá o dinheiro). Se, conforme a informação que aparece na tela, a conta em questão não pertencer ao beneficiário correto, o cliente não deve concluir a operação.

- Não imprima os boletos: Muitas quadrilhas usam vírus bolware para adulterar os boletos. Ele muda os dados do boleto, como valor e a conta na qual o dinheiro será depositado, e entra em ação quando a vítima imprime o boleto. A recomendação é não imprimir o boleto e solicitar que o emissor mande o arquivo no formato PDF.

- Confira os dados do banco emissor do boleto: Diversos golpistas cometem pequenos deslizes na hora de criar os boletos adulterados. Um deles é colocar, no documento, um logo diferente da instituição financeira que emitiu o título. Para verificar se está tudo certo, basta conferir se os três primeiros números do código de barra correspondem ao código do banco que aparece no boleto.

- Não imprima os boletos: Uma das formas de evitar pagar boletos falsos é aderir ao DDA (Débito Direto Autorizado). Ao se cadastrar, o cliente irá receber a versão eletrônica de todos os boletos emitidos em nome dele. Como o serviço pega as informações direto, não há o risco de o documento ser fraudado por um golpista.

Em caso de qualquer dúvida, o cliente deve entrar em contato com o SAC da empresa para quem quer fazer o pagamento.

Compartilhe nas mídias sociais: